Skip to content →

Baixar Whatsapp Business: Guia passo a passo

Whatsapp Business é uma aplicação de mensagens instantâneas destinada a pequenas e médias empresas. É uma proposta que nasce além da conhecida WhatsApp, também gratuita, mas com o objetivo de oferecer facilidades às empresas que desejam estabelecer um contato direto e rápido com seus consumidores.

Ele serve para comercializar o Whatsapp, o aplicativo que milhões de terminais móveis instalaram hoje. No momento é um aplicativo disponível apenas no Android, embora fontes confiáveis confirmem que em breve ele também estará disponível para o iOS. Esta APP está permitindo que as empresas ofereçam algo muito mais profissional e completo quando se trata de comunicação. Os usuários podem dar informações sobre seus negócios, horários, localização, utilizar mensagens automatizadas e também acompanhá-las com mensagens de texto e enviar e receber documentos, fotos e vídeos, como no aplicativo para pessoas físicas.

Uma ferramenta desenvolvida para os meios empresariais e mais profissionais. Se você não sabe como criar uma conta Whatsapp Business e está interessado em tirar proveito de suas ferramentas, este guia explica passo a passo o que você tem que fazer para abrir um perfil de negócio aqui. Ele também expande o processo de verificação e como ele difere do aplicativo WhatsApp “normal”.

Passos para registrar uma conta Whatsapp Business para Empresas

Se você quer começar a aproveitar este aplicativo desenvolvido para profissionais, vamos explicar os passos para registrar uma conta Whatsapp Business para empresas. Você só tem que seguir as 5 diretrizes que vamos explicar a seguir:

1 – Baixe e instale o WhatsApp Business no seu telefone

Antes de começar a preencher qualquer formulário, você tem que baixar e instalar o aplicativo no seu terminal. Para fazer isso, a primeira coisa a fazer é ir à loja de aplicativos apropriada (Google Play Store no Android e App Store no iOS, embora ainda não esteja disponível aqui). Clique no ícone deles para entrar.

Quando você estiver lá, vá até o mecanismo de busca e digite “Whatsapp Business“. A versão oficial aparecerá como o primeiro resultado. Você tem que clicar em seu nome para continuar.

Depois disso, na aba do programa, vá para o botão “Instalar” ou “Baixar” para que o telefone comece a baixar os arquivos. Esta parte do processo é automática, portanto aguarde até que a notificação apareça indicando que você já tem o aplicativo instalado em seu telefone.

Baixar Whatsapp Business

2 – Ir para o Whatsapp Business

Quando tiver terminado o ponto anterior, basta abrir o programa. Você pode acessá-lo da mesma loja com o botão que aparece ou, se preferir, deixá-lo e procurar o ícone. Você verá que é semelhante ao habitual WhatsApp, com a diferença de que ele tem um “B” maiúsculo dentro. Pressione para entrar.

3 – Reclamar que você tem um negócio e conceder permissão

A primeira pergunta que o Whatsapp Business vai lhe fazer é se você tem um negócio. Você tem que aceitar para poder continuar.

A próxima coisa que você tem que fazer é dar permissão para a solicitação pelo telefone. Você será solicitado a acessar tanto as imagens, conteúdo de mídia e arquivos quanto a lista de contatos em seu aparelho de telefone. Aceitar em ambos os casos para continuar.

Devido às recentes mudanças na política e uso do Whatsapp para Negócios, não é mais possível usar ou ter o mesmo número de telefone tanto na Whastapp “normal” quanto nas contas Business, portanto teremos que usar um número alternativo se quisermos abrir nossa conta sem nenhum problema.

4 – Valide seu número de telefone e dê uma última permissão

Uma vez inserido um número de telefone que não esteja ativo em outra conta Wassap tradicional, iniciaremos o sistema de processo de verificação. Para isso, devemos verificar o número do telefone celular para ter certeza de que ele está disponível e que o usuário tem acesso à conta que está abrindo.

Na tela que aparece agora, comece escolhendo o país correspondente e, abaixo, escreva o número do smartphone a ser conectado. Uma vez que você tenha feito isso, clique em “Próximo”.

Agora, você será solicitado a ler o SMS. Se você clicar em “Continuar“, a conta será automaticamente validada. Se você clicar em “Agora não“, você receberá uma mensagem em alguns segundos com um código que você tem que digitar agora.

5 – Digite suas informações comerciais

Se você tinha um backup pronto para a ocasião, o WhatsApp Business lhe perguntará se você deseja restaurá-lo. Basta clicar em “Restaurar” ou “Pular” se preferir não fazer isso.

É hora de detalhar a empresa que será representada nesta conta comercial whatsapp. A primeira coisa que você precisa fazer é digitar o nome que lhe corresponde no campo vazio que está lá, e tenha cuidado, pois se você tiver que mudá-lo você terá que começar tudo do zero. Clique no círculo da esquerda para escolher uma foto para este perfil.

Depois disso, você pode começar a usar a aplicação; mas você tem que dar mais um passo para completar todos os detalhes importantes. Dentro do menu de chat, clique no símbolo com três círculos verticais no canto superior direito e, no menu suspenso, digite a opção “Settings” (Configurações).

Aqui, além de poder alterar o status clicando no nome que aparece e acessando o primeiro campo em “Informações e número de telefone“, o que realmente nos interessa é a seção “Configurações da empresa” que aparece assim que você entra. Clique sobre ele.

Como faço para editar e completar meu perfil de conta Whatsapp para Empresas?

Agora, você tem vários campos à sua disposição. Neles, você pode definir o endereço do negócio, a categoria a que pertence, uma breve descrição que o apresenta de forma abrangente, o horário comercial pelo qual é regido, um e-mail e também um endereço web.

O perfil do negócio no WhatsApp Business consiste em uma série de caixas que você pode preencher, se desejar, da seguinte forma:

  • Foto: Se você quiser mudar a foto do seu perfil comercial, clique na foto atual.
  • Endereço da empresa: O endereço, em palavras, da empresa. O preenchimento de texto não o atualiza no mapa, que funciona separadamente. Se você quiser localizá-lo no mapa, você deve clicar em Escolher um local no mapa.
  • Categoria da empresa: Escolha a categoria que melhor representa a sua empresa (alimentação, bancos, beleza, entretenimento, educação…)
  • Descrição da empresa: Se desejar, você pode adicionar um texto, que pode ser longo, falando sobre o seu negócio.
  • Horário comercial: Uma informação muito útil para os clientes é o horário comercial. Você pode escolher entre sempre aberto, somente com hora marcada ou personalizado.
  • Email: Indique aqui o endereço de email que você quer que os clientes usem para entrar em contato com o seu negócio.
  • Web: Você pode adicionar até dois endereços web relacionados ao seu negócio.

Depois de seguir todos estes passos e preencher os espaços no último ponto, você só precisa clicar em “Salvar“. Sua conta comercial no WhatsApp Business agora está totalmente criada e pronta para uso.

Como podemos verificar a nossa conta Whatsapp Business? Qual é o seu preço?

Ter um perfil verificado no Whatsapp for Business é extremamente importante para as empresas, pois garante que é uma marca com um certo nível de prestígio e reconhecimento; além de indicar que a conta em questão realmente pertence à empresa que afirma ser.

Se você está se perguntando como verificar uma conta WhatsApp Business, o próprio WhatsApp está no comando. O que você deve fazer é seguir todos e cada um dos passos indicados na seção anterior, pois esta é a única maneira de dar todas as informações importantes sobre a empresa e deixá-la registrada. A partir daí, o resto é esperar que a empresa aja.

A equipe por trás do aplicativo está encarregada de fazer uma seleção manual dos perfis a serem verificados, verificando:

  • O influxo que eles têm
  • O número de usuários que interagem com eles
  • O prestígio da marca que você representa
  • Muitos outros fatores

Por isso, a única maneira de acelerar a validação do usuário e conseguir essa marca é trabalhar para proporcionar a melhor comunicação possível através do perfil. Além disso, também é importante aumentar o número de clientes e o faturamento, pois estes são fatores que influenciam a decisão de conceder ou não a verificação.

Por isso mesmo, não há um preço fixo para obter essa distinção, nem para mantê-la. As empresas não podem pagar para validar seu perfil de Whatsapp Business, pois este é um processo que é deixado à WhatsApp. É a sua equipe que decide com base nos valores que indicamos, e outros que também são importantes.

Ao contrário de outras plataformas projetadas para profissionais, e similares ao Twitter, no WhatsApp for Business o dinheiro não conta, nem o desenvolvimento de qualquer tipo de forma. É a empresa que oferece o serviço que é responsável por analisar caso a caso, de tempos em tempos, para determinar o que fazer.

Quais são as diferenças entre o aplicativo Whatsapp e a versão de negócios?

Perguntas sobre quais diferenças existem entre o aplicativo Whatsapp e sua versão de negócios são bastante comuns. Para resolvê-los completamente, vamos rever tudo o que oferece este último e não oferece o habitual para os usuários domésticos.

Aqui você tem tudo que é diferente no negócio Whatsapp em termos de informação a fornecer aos potenciais clientes:

  • Separe a conta pessoal da conta profissional, com dois números diferentes para duas aplicações diferentes.
  • Você pode dar um endereço real da empresa. Na verdade, você também pode dar sua localização exata em um mapa digital.
  • Você tem a opção de marcar um horário comercial para que eles saibam quando entrar em contato com você, além de sugerir outros meios alternativos de contato, como o e-mail.
  • Você tem a oportunidade de dar uma explicação detalhada do seu negócio, para que qualquer pessoa que visite o perfil possa estar bem informado.

Agora, podemos ver todas as ferramentas que o Whatsapp oferece para empresas que não existem na aplicação normal WhatsApp:

  • Ferramenta de Resposta Rápida: Através disto, você pode armazenar uma lista de mensagens automáticas (frases que você pode pré-gravar e ajustar ao seu gosto) para que você só precise digitar uma palavra ou letra destas e fazê-las aparecer. Desta forma, entrar em um “Cumprimentos” pode se tornar “Cumprimentos da equipe da empresa EXEMPLO“.
  • Mensagem de saudação: se um usuário escreve para a conta da empresa pela primeira vez, ou se já passou um período de duas semanas desde a última conversa, este texto padrão pode aparecer automaticamente. Possui diversos parâmetros de configuração, permitindo a adição de até 200 caracteres, incluindo emoticons.
  • Mensagens Automatizadas: Se uma mensagem é recebida após o horário comercial ou quando você não está disponível para atender por qualquer motivo, o telefone enviará automaticamente estas mensagens enquanto você estiver conectado à rede. Mais uma vez, isto é limitado a 200 caracteres.
  • Estatísticas de conteúdo: embora esta seja a mais limitada das funções, permite acompanhar todas as mensagens que foram enviadas, bem como as que foram recebidas, chegaram ao destinatário e foram lidas a partir do nosso perfil. Um registro completo da comunicação feita.

No nível das funções e opções, o WhatsApp Business é muito mais completo do que o WhatsApp. É especializada em facilitar os negócios, atualizando-se continuamente para incorporar mais acréscimos de interesse aos proprietários de empresas ou portadores de comunicação.